Carreira & Gestão
desburocratização
Mais de 30 municípios do Piauí vão implantar lei que facilita abertura de empresas
Iniciativa, que busca reduzir a burocracia e dispensa de alvarás, foi implementada recentemente em Esperantina
Robert Pedrosa - redacao@pinegocios.com.br
Com o intuito de estimular o empreendedorismo e agilizar os processos de abertura de novos negócios, 33 municípios do Piauí estão se capacitando para implementar a Lei de Liberdade Econômica. A medida, que busca reduzir a burocracia no processo de abertura de novas empresas, foi implementada recentemente em Esperantina e deve expandir para outras cidades do Estado.
A consultoria para a implantação da Lei de Liberdade Econômica é conduzida pelo Sebrae Piauí, por meio da Unidade de Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial (UPPDT). O projeto faz parte do programa Cidade Empreendedora, do qual 32 municípios já fazem parte e por isso foram os escolhidos. A capital, Teresina, não faz parte do programa Cidade Empreendedora e por isso não está na lista. No entanto, algumas medidas têm sido adotadas pela prefeitura para reduzir a burocracia, conforme noticiou o Piauí Negócios em matéria publicada no dia 4 de junho deste ano.
“Por meio do eixo Desburocratização, o Sebrae atua para fomentar a criação de um ambiente favorável aos pequenos negócios”, destaca o gerente da UPPDT no Sebrae Piauí, Helder de Freitas Costa.
O foco das capacitações realizadas nos municípios é fornecer treinamento e orientações para que a lei seja aplicada de maneira eficiente. "Nosso trabalho engloba sensibilização, engajamento da equipe, envio de minutas e treinamentos. Buscamos orientar e capacitar os municípios na criação da Lei de Liberdade Econômica, enfatizando sua importância para o desenvolvimento do empreendedorismo local”, explica Helder Costa.
.jpg)
Durante o treinamento, as equipes aprendem a utilizar a RedeSim e o Piauí Digital, duas plataformas voltadas ao registro e licenciamento de novas empresas. “Nós promovemos treinamentos que visam facilitar a identificação das empresas que estão isentas de alvarás efazer a automatização dos processos. Em cada município, a consultoria tem atividades prévias de análise quanto à sua legislação”, aponta Helder Costa.
Conforme o Sebrae, participam da consultoria membros da Secretaria de Finanças, membros da Secretaria de Administração, profissionais de controle interno municipal, além de prefeitos e agentes de desenvolvimento dos municípios.
Leia também
Ambiente de negócios no Piauí avança com leis e políticas públicas criadas nos últimos anos
Com Sandbox Regulatório, Teresina se torna ambiente de testes para startups
Governo do Piauí lança portal que agiliza processo de registro e licenciamento de empresas
No Piauí, a Lei de Liberdade Econômica foi atualizada no dia 9 de agosto pelo governador Rafael Fonteles. O Decreto 22.300 aumentou de 745 para 858 o número de atividades econômicas que passam a ter dispensados o alvará e licença para entrar em funcionamento.
Conforme a lei, o empreendedor tem responsabilidade administrativa, civil e penal ao declarar que sua atividade é de baixo risco. Além disso, mesmo que não haja vistoria prévia no início da atividade empresarial, o local estará passível de fiscalização a qualquer momento.
Veja lista de municípios que devem implantar a nova lei:
- Água Branca
- Amarante
- Cajueiro da Praia
- Canto do Buriti
- Caridade do Piauí
- Colônia do Gurgueia
- Corrente
- Cristino Castro
- Demerval Lobão
- Elesbão Veloso
- Esperantina
- Fronteiras
- Guadalupe
- Inhuma
- Ipiranga
- Joaquim Pires
- Lagoa do Barro
- Marcolândia
- OeirasPaulistana
- Piripiri
- Regeneração
- Ribeiro Gonçalves
- Santa Cruz dos Milagres
- São João do Arraial
- São João do Piauí
- São José do Divino
- São Miguel do Tapuio
- São Raimundo Nonato
- União
- Uruçuí
- Valença
Siga o Piauí Negócios nas redes sociais