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Feiras de agricultores familiares alavancam vendas de produtos agrícolas em Teresina
Projetos como a ‘Feira Quitanda’ e a ‘Quitanda no Condomínio’ têm atraído consumidores na capital
Robert Pedrosa - redacao@pinegocios.com.br
Com o intuito de inserir a agricultura familiar no mercado consumidor, uma série de iniciativas têm ganhado destaque em Teresina. Um exemplo é o programa Quitanda, promovido pela Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF), que engloba uma diversidade de projetos, proporcionando uma maior interação entre os agricultores rurais e o público consumidor.
Um dos projetos organizados pela entidade é a Feira Quitanda, que está presente quinzenalmente nas edições da Feirinha Verde, uma feira de empreendedores sustentáveis que acontece no campus da Universidade Federal do Piauí (UFPI), na zona leste da cidade. O espaço garante que os produtores dos mais diversos tipos tenham um ponto de venda fixo, ampliando os espaços de comercialização da agricultura familiar.
Para Tiago Patrício, diretor de Inovação e Comercialização da SAF, as feiras aproximam quem faz de quem compra. “Não é apenas uma feira comercial, pois esse tipo de espaço cria um laço entre o produtor e o consumidor. Com as feiras, os clientes conhecem nossos agricultores, encomendam seus produtos e passam a valorizar mais a atividade do campo”, destaca.
Dentre os tradicionais produtos agrícolas comercializados na Feira Quitanda estão o mel, a cajuína, a farinha de puba, verduras, licores e doces. Cada edição conta com cerca de vinte feirantes de associações e cooperativas parceiras da SAF. Uma das agricultoras participantes é a Lucia Cavalcante, que está presente nas feirinhas desde a primeira edição. “Vendo galinhas caipiras que eu mesma crio e comercializo ovos, goma, macaxeira, tudo que temos no quintal. Tem sido uma experiência muito boa, nós vendemos bem e sempre estamos aqui vendendo nossos produtos”, diz a produtora.
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Outra iniciativa promovida pela SAF é a ‘Quitanda no Condomínio’, que são mini feiras realizadas dentro de prédios residenciais e que levam aos moradores a oportunidade de comprar produtos naturais e agroecológicos. As feirinhas ocorrem semanalmente em diferentes condomínios de Teresina.
“Nós chamamos esses eventos de feiras cativas, onde trabalhamos a integração logística da população com quem faz a agricultura familiar. Verificamos quais hortas existem próximas aos condomínios e fazemos essa interação”, detalha Tiago Patrício.
As mini feirinhas estão sendo levadas, inclusive, para empresas, como é o caso da TV Clube, que no mês de julho recebeu uma edição da Feira Quitanda em suas dependências.
Atualmente, cerca de 600 familias participam dos projetos promovidos pela SAF. Os projetos da Quitanda fazem parte do Programa de Valorização da Agricultura Familiar,que tem buscado trazer ao trabalhador do campo mais renda e independência financeira.
Para além das feirinhas, há ainda o projeto ‘Quitanda Virtual’, que começou durante a pandemia da Covid-19 e garantiu a comercialização de produtos agrícolas da agricultura familiar. Inicialmente, a ideia permitiu que os clientes fizessem encomendas prévias das cestas diretamente com os produtores. Agora, o projeto visa desenvolver um marketplace para que os produtos possam ser adquiridos online e entregue aos clientes. “O Quitanda Virtual vai juntar todos os produtores dentro de uma plataforma de marketplace, para que eles possam expor e comercializar seus produtos de forma digital”, aponta Tiago Patrício.
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