Comércio & Serviços
Ranking
Picos supera Parnaíba entre municípios mais competitivos, diz estudo
Cidade no centro-sul do Piauí ficou 87 posições à frente do município litorâneo
Robert Pedrosa - redacao@pinegocios.com.br
A cidade de Picos, localizada no Centro-Sul do Piauí, ficou em 220º lugar no Ranking de Competitividade dos Municípios 2023, divulgado na última quarta-feira (23), pelo Centro de Liderança Pública (CLP), que realizou o estudo em parceria com as organizações Gove e Seall. O município, que passou a fazer parte do estudo na edição de 2023, surpreendeu ao ficar 87 posições acima de Parnaíba, segunda maior cidade do Estado, que conquistou a 307ª colocação.
De acordo com o levantamento, embora Parnaíba tenha subido três posições em relação ao ranking de 2022, o número não foi suficiente para que a cidade litorânea se destacasse entre os 410 municípios analisados. Na classificação regional do Nordeste, Picos também ficou acima de Parnaíba, conquistando o 13º lugar, enquanto Parnaíba ficou em 41º (veja abaixo).
.jpg)
A pesquisa é composta por 65 indicadores organizados em 13 pilares temáticos e três dimensões: instituições (que engloba os pilares funcionamento da máquina pública e sustentabilidade fiscal), sociedade (pilares educação, saúde, meio ambiente, saneamento e segurança) e economia (capital humano, inovação e dinamismo econômico, inserção econômica e telecomunicações). Esses aspectos são considerados fundamentais para a melhoria da gestão pública e promoção da competitividade entre os municípios brasileiros.
Nos aspectos econômicos, Picos ficou em 108º lugar. O município foi bem em capital humano (pilar que considera a qualificação da mão de obra), conquistando a 17ª colocação. No entanto, ainda precisa melhorar no dinamismo econômico, em que obteve a 268ª posição, e inserção econômica, em que obteve o 341º lugar.
Já a cidade de Parnaíba obteve a 203ª colocação no ranking econômico, subindo quatro posições se comparado ao estudo anterior. O município apresentou crescimento no capital humano, onde subiu quatro posições. No pilar de inserção econômica, que analisa questões como crescimento de empregos formais e quantidade de pessoas vulneráveis, ainda que a pontuação geral tenha sido mediana (36,16), a cidade avançou um total de 66 posições.
.jpg)
Parnaíba, todavia, ainda precisa melhorar em seu dinamismo econômico, pilar que mede o crescimento do PIB per capita e o crescimento da renda média do trabalhador formal. Neste pilar, a cidade obteve um recuo de 62 posições se comparado ao ano passado.
Teresina ficou em 167º lugar nacional
Na edição 2023 do Ranking de Competitividade dos Municípios, Teresina caiu oito posições em relação à pesquisa anterior, ficando na 167ª colocação na classificação geral. O estudo realiza uma classificação específica para capitais e para os municípios de cada região do país. Dessa forma, Teresina ficou em 15º lugar entre as capitais analisadas e em 5º lugar no ranking dos municípios nordestinos.
(1).jpg)
Conforme os dados, no aspecto econômico, Teresina conquistou a 109º posição, ficando abaixo de Picos, mas acima de cidades como Salvador (BA), Natal (RN) e Maceió (AL). A capital do Piauí, porém, caiu 16 posições no ranking de economia em relação a 2022. Além disso, Teresina apresentou queda nos pilares de dinamismo e inserção econômica.
Leia também
Piauí sobe três posições em Ranking de Competitividade 2023
Teresina cai seis posições em ranking de tecnologia e inovação
Segundo o estudo, as potencialidades do município estão nos pilares de meio ambiente, capital humano, funcionamento da máquina pública e telecomunicações. Já os desafios estão voltados para a segurança, o saneamento, a sustentabilidade fiscal, qualidade da saúde e acesso à educação.
Confira a colocação das cidades piauienses:
Siga o Piauí Negócios nas redes sociais