Comércio & Serviços
Aviação
Recuperado, setor aéreo do Piauí terá mais voos em 2023 do que antes da pandemia
Latam e Azul são as companhias que mais cresceram
Nícolas Barbosa - redacao@pinegocios.com.br
Um dos setores mais prejudicados com a pandemia da covid-19, a aviação comercial se recuperou. A oferta de voos regulares para o Piauí em 2023 vai ultrapassar em 12% o número de 2019, último ano antes da crise sanitária mundial. Segundo dados da Agência Nacional de Aviação de Civil (Anac), a quantidade de voos nos três aeroportos piauienses com voos regulares deve chegar a 9.999 até 31 de dezembro deste ano, contra 8.929 operações (voos) em 2019.
Latam e Azul são as empresas responsáveis por esse crescimento. Em 2022, as duas já haviam realizado mais voos para o estado do que em 2019, mas a tendência para 2023 é que haja um crescimento significativo em relação ao último ano antes da pandemia. A Latam é a aérea que se destaca no aumento da oferta com uma ascensão de 19% no ano. "A demanda aquecida por voos em Teresina proporcionou um crescimento de forma sustentável da nossa operação no estado.", afirma Samuel Di Pietro, diretor do Centro de Controle de Operações da Latam no Brasil.
No caso da Azul, o aumento do número de operações em 2023 se deve à atuação nos aeroportos de São Raimundo Nonato e Parnaíba. Retomada que está ligada ao crescimento da empresa em todo o Nordeste. “É uma região importante, com muitas riquezas culturais e marcos da história do nosso país, paisagens, lindas praias e uma população que está sempre de braços abertos. Além disso, mais importante que o turismo, a Azul está levando conectividade e desenvolvimento para cidades do interior dos estados do Nordeste.”, afirma Vitor Silva, gerente geral de Malha e Planejamento Estratégico da Azul.
Entretanto, esse crescimento de operações da empresa no Piauí não indica uma ascensão tão grande quanto a da Latam. Isso ocorre porque os voos para São Raimundo Nonato são feitos em aeronaves menores e o incremento para Parnaíba se deve à Azul Conecta, que conecta a cidade litorânea a outros destinos da Rota das Emoções em aeronaves com menos de vinte lugares. A expectativa é que haja um maior crescimento até o final do ano com um incremento do número de voos para São Raimundo Nonato.
A Gol é a empresa que destoa do cenário positivo. Ainda em processo de recuperação financeira após a pandemia, nacionalmente a aérea está focando em operações consideradas mais lucrativas, como o hub de Salvador. Os dados da Agência Nacional de Aviação Civil indicam que, em 2023, a Gol vai manter número de voos para o Piauí semelhantes a 2020, ano de maior impacto da pandemia na aviação. A Secretaria de Turismo tem mantido contato com a empresa buscando uma retomada na oferta desde janeiro.
O Aeroporto de Parnaíba também não teve muitas notícias positivas este ano ainda. Em maio, a Voepass deixou de oferecer voos regulares para a cidade litorânea. A Azul, que já chegou a ofertar operações para Campinas e Recife, atualmente, tem conexões apenas para Belo Horizonte e aeronaves menores para Barreirinhas e Jericoacoara. A expectativa é que os investimentos feitos após formalização de Parceria Público Privada (PPP) comecem a dar resultados.
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O Aeroporto de Teresina pode ser apontado como um indicativo de que isso pode acontecer. Após ele ser assumido pela CCR Aeroportos, houve o incremento do número de operações. “Desde que assumiu a concessão do Aeroporto de Teresina, a CCR vem atuando junto às companhias para ampliar o número de rotas e destinos. Desde dezembro de 2022, o terminal disponibiliza voos diretos para Belém (PA), rota que aproxima a capital piauiense dos Estados Unidos.”, informa a concessionária.
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