Carreira & Gestão

Negócios

Complexas, empresas familiares exigem mais atenção

Especialista no tema, Cícero Rocha explica como lidar com negócios tocados por famílias

 
 
Cícero Rocha, fundador do Instituto Empresariar

 Cícero Rocha, fundador do Instituto Empresariar

 
 

Responsáveis por 90% das empresas do Brasil, os negócios familiares são complexos e, devido à falta de adequação de seus sócios, apenas 30% dessas empresas chegam até a terceira geração. Ao mesmo tempo, quando estão em harmonia, os negócios familiares são mais rentáveis do que os não familiares.

Essas considerações foram apresentadas na última terça-feira (25), em Teresina, durante o “Empresariar Family Meeting”, realizado por Cícero Rocha, fundador do Instituto Empresariar, especializado em consultorias de empresas familiares. Com a presença de empresários locais e líderes de entidades, entre elas a Associação de Jovens Empresários do Piauí (AJE-PI), o evento apresentou aos participantes as peculiaridades dos negócios tocados por famílias.

Cícero Rocha nao vê problema em misturar negócios e família, desde que feito com profissionalismo. “Não existe empresa familiar e nem família empresária sem família. Excluí-la desse processo é negar a essência, é insustentável”, afirmou Rocha, que já atendeu mais de 500 empresas no Brasil por meio de seu método, o Balanced Family Business (BFB).

O BFB trabalha quatro perspectivas nas empresas para mantê-las ativas e em constante crescimento: indivíduo chave, família, negócios e sociedade.

 

 

De forma resumida, o indivíduo-chave é aquele executivo que é alicerce da empresa familiar e que seu principal objetivo é ser feliz. Quando ele não alcança isso (a felicidade), a empresa trinca.

Outra perspectiva é negócios, que consiste no resultado lucrativo da empresa.   O método BFB ajuda, entre outras ações, a redesenhar os processos das empresas, implantar processos de alta performance e de governança corporativa.

Uma família precisa estar em harmonia e por isso, o BFB prepara a família para os desafios dos negócios, formaliza as relações entre família e empresa e implementa o conselho de família.

Por fim, a perspectiva sócios: o método Balanced Family Business constrói o acordo entre os sócios, implanta o processo de governança societária e o conselho de sócios e assembleia, entre outras ações.

 

Siga o Piauí Negócios nas redes sociais

Mais de Carreira & Gestão