logo

Sumirá em 20 segundos

Carreira & Gestão Pública

Influência

Empresários do Piauí substituem críticas por soluções para serem ouvidos pelo Governo

Criado há um ano, o Movimento Empreender Piauí reúne entidades empresariais para ter mais força junto ao poder público

 
O Move tem promovido debate para entender melhor a conjuntura econômica do Estado (Foto: Piauí Negócios)

 O Move tem promovido debate para entender melhor a conjuntura econômica do Estado (Foto: Piauí Negócios)

 
 

O Movimento Empreender Piauí (Move), confederação de reúne diversas entidades empresariais do Estado, entre elas Federação das Indústrias do Piauí (Fiepi), Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), Sindicato dos Lojistas do Piauí (Sindliojas), está completando um ano em fevereiro e pretende avançar em suas ações.  A principal delas é a adoção de uma nova postura: ao invés de apenas criticar os gestores públicos por ações que consideram desastrosas, os empresários vão propor soluções.

 

A estratégia nasce porque a política de crítica aos sucessivos governos, sejam eles municipais, estaduais ou federais, pouco teve efeito. “Decidimos que não adianta só criticar, mas também adotar ações propositivas, ajudar os gestores públicos a administrar a máquina. Com isso, todos irão ganhar: empresários, o governo e a sociedade”, afirma o presidente do Move, Arthur Feitosa.

 

Na visão do líder empresarial, o poder público mais atrapalha do que ajuda o setor produtivo, então isso precisa mudar. “Quem gera emprego é a iniciativa privada. Acreditamos que a nossa visão de mercado pode contribuir e muito”, frisa Feitosa.

 

Integrantes do Move querem contribuir com a administração pública para ajudar a desenvolver o Estado (Foto: divulgação)

 

O Move busca inspiração no vizinho Estado do Ceará, cujo modelo de desenvolvimento acelerou nos anos 80, quando um modelo de gestão privada inspirou a administração pública do Estado. “O Ceará despontou quando um grupo de empresários, tendo à frente [o empresário e ex-governador] Tasso Jereissati, assumiu a bandeira do empreendedorismo e mudou a forma de gerir a máquina pública. Hoje, lá é exemplo de desenvolvimento”, opina Arthur Feitosa.

 

O primeiro ano do Move foi de conhecimento técnico do mercado piauiense. A entidade, ao longo de 2019, promoveu vários encontros com líderes empresariais (como Jesus Tajra), ex-gestores públicos (Freitas Neto e Felipe Mendes) e atuais gestores públicos (Rafael Fonteles).  Também fez visita a faculdades para divulgar as intenções da entidade, de estímulo ao empreendedorismo.


Este ano, já como parte de  uma ação prática, o Move promoveu um debate com os senadores Marcelo Castro, Elmano Férrer e Ciro Nogueira, além do deputado federal Átila Lira, para descobrir de que forma a bancada federal pode ajudar a trazer recursos da União para o Piauí realizar obras de infraestrutura, cuja carência é considerada o principal gargalo no Estado. “Vamos entregar para o governador um relatório com as principais ideias nascidas desse debate. Tenho certeza de que temos muito a contribuir”, enfatiza Arthur Feitosa.

 

Além de provocar o poder público, o Move quer estimular a ideia de participação do empresariado na administração pública em todo o Piauí, inclusive nas prefeituras. Até o final do ano, a entidade vai implantar núcleos nas principais cidades. Para somar às atuais sedes e subsedes de Teresina, Oeiras e Parnaíba, o Move terá núcleos também nos municípios de Piripiri, Picos, Floriano, São Raimundo Nonato e Bom Jesus.

 

A notícia sobre a ação do Move foi notícia nesta quinta-feira (20), no telejornal Band Cidade, da Band Piauí, parceira do Piauí Negócios. Assista ao vídeo abaixo:

 

 

Siga o Piauí Negócios nas redes sociais

 

FACEBOOK

👉🏾 https://www.facebook.com/pinegocios

 

INSTAGRAM

👉🏾 https://www.instagram.com/pinegocios

                                           

TWITTER  

👉🏾 https://twitter.com/@negociospiaui

 

LINDEKDIN

👉🏾 https://www.linkedin.com/company/piauí-negócios/

Siga o Piauí Negócios nas redes sociais

FACEBOOK

👉🏾 https://www.facebook.com/pinegocios

INSTAGRAM

👉🏾 https://www.instagram.com/pinegocios

 TWITTER  

👉🏾 https://twitter.com/@negociospiaui

LINkEDIN

👉🏾 https://www.linkedin.com/company/piauí-negócios/

Mais de Carreira & Gestão Pública