Carreira & Gestão

Ideias de negócios

Empreendedorismo: Carnaúba Valley, do Piauí, fica em 3º lugar em prêmio nacional

Projeto que incentiva fomento de negócios entre universitários disputou Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora 2021

 
 
Rodrigo Baluz, idealizador do projeto, ao receber o terceiro lugar (Fotos: divulgação)

 Rodrigo Baluz, idealizador do projeto, ao receber o terceiro lugar (Fotos: divulgação)

 
 

O Carnaúba Valley, projeto de fomento e incentivo à cultura empreendedora para estudantes da Universidade Estadual do Piauí, ficou em terceiro lugar no Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora 2021, cujo resultado foi divulgado nesta quinta-feira, 12, em São Paulo, durante a programação da Bett Educar Brasil, maior evento de educação e tecnologia da América Latina. (Confira a lista dos vencedores clicando aqui)

Idealizado pelo professor doutor Rodrigo Baluz do curso de Ciência da Computação da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), campus de Parnaíba, o Carnaúba Valley é uma iniciativa que surgiu em 2019 para fomentar, por meio de apoio, treinamento, parcerias, ideias de estudantes que podem virar negócios. Desde a fundação do projeto, mais de 30 startups foram criadas.

Premiação do terceiro lugar no Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora, na categoria Ensino Superior

 

Uma delas é a Ubiz Car, que atua no ramo de mobilidade urbana, faturou R$ 2 milhões em 2021 e hoje atende em sete estados do Brasil. Embora os donos da Ubiz Car, Alécio Cavalcante e Lucas Alencar, não tenham sido estudantes da Uespi, o Carnaúba Valley apostou na ideia dos empreendedores, o que mostra que o foco principal no projeto é fomentar o empreendedorismo, desenvolver negócios iniciais ou em andamento, estando ou não no ambiente universitário.

 A expertise do Carnaúba Valley levou a entidade ser convidada para ser parceira do Governo do Piauí durante a instalação da ZPE de Parnaíba, em fevereiro. Ambos estão na gestão do Tech Export Hub, o primeiro hub de exportação de serviços e produtos de tecnologia do Brasil, que funciona dentro da ZPE. E, inclusive, é lá que estão discutindo a possiblidade de levar a tecnologia da Ubiz Car para o exterior.

Outro resultado da força do Carnaúba Valley é que graças ao projeto, a Prefeitura de Parnaíba está discutindo, com a Câmara Municipal,  uma lei de inovação com vários benefícios para o setor de negócios, inclusive com parte do orçamento municipal sendo direcionado para o desenvolvimento de inovação e  empreendedorismo tecnológico.

 

A Ubiz foi uma das empresas apoiadas e incentivas pelo Carnaúba Valley

 

“Representar o Piauí entre os finalistas mostra que nosso estado converge para um avanço, para a construção de uma nova economia, agora baseada em inovação e tecnologia. Uma ação que nasce na Uespi Parnaíba e que transborda para toda região norte”, disse professor Rodrigo Baluz. O Carnaúba Valley foi vencedor de etapa estadual do Prêmio Sebrae de Educação Empreendedor, em dezembro de 2021.

O Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora tem o objetivo de reconhecer o trabalho de professores brasileiros que tenham implementado práticas, cursos e projetos de Educação Empreendedora. Podem se inscrever educadores vinculados a instituições de ensino da educação básica regular ou profissionalizante e de educação superior, reconhecidas pelo MEC. A iniciativa faz parte do Programa Nacional de Educação Empreendedora, promovido pelo Sebrae desde 2013 e que já impactou 7 milhões de estudantes, por meio da capacitação de 270 mil professores.

Siga o Piauí Negócios nas redes sociais

Fonte: Fapepi

Mais de Carreira & Gestão