Artigos & Colunas

Fundos imobiliários

Saiba como informar os fundos imobiliários na declaração do imposto de renda

Prazo para entregar a declaração de imposto de renda encerra em 31/05/22

 
 
 

Toda pessoa que realizou operações em bolsas de valores, como, por exemplo, investir em ações e fundos imobiliários, está obrigado a enviar a declaração de imposto de renda à Receita Federal.

Quem estiver obrigado e não enviar a declaração até o fim do prazo legal, que, este ano, vai até 31/05/2022, recebe multa pela falta ou pelo atraso na entrega. Além disso, enquanto não enviar a declaração, a pessoa fica com seu CPF na situação "pendente de regularização".

Então, para auxiliar aqueles leitores que deixaram para a última hora, seguem algumas orientações para orientar o preenchimento da declaração.

IMPORTANTE: este texto possui conteúdo meramente educativo e NÃO substitui as informações oficiais divulgadas pela Receita Federal. Para mais detalhes, consulte o menu “Ajuda” no programa da declaração de 2022 ou acesse o site da Receita em: https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/assuntos/meu-imposto-de-renda

           

1. Informe os rendimentos recebidos

 

Sabemos que a principal característica dos fundos imobiliários é o pagamento periódico de rendimentos. Então, sugiro começar a sua declaração informando os rendimentos.

Esses rendimentos são ISENTOS de imposto de renda; logo, devem ser informados no menu “Rendimentos Isentos e Não Tributáveis”. Clique em “Novo” para inserir uma nova informação.

 

Na tela seguinte, digite o código 09 e selecione a opção “Lucros e dividendos recebidos”.

 

 

Em seguida, informe o CNPJ e o nome da fonte pagadora, que é a ADMINISTRADORA DO FUNDO, bem como o valor recebido no ano de 2021 como rendimentos. Essas informações você encontra no informe de rendimentos que o fundo disponibiliza para todos os seus cotistas.

 

Feito isso, é só clicar em “OK” no canto inferior direito da tela e repetir esse procedimento para cada fundo que lhe pagou rendimentos em 2021.

 

2. Declare o valor de aquisição das cotas dos fundos (posição em 31/12/2020 e em 31/12/2021)

 

Depois que você declarou os rendimentos, precisa informar o valor que você havia investido no fundo em 31/12/2020 e em 31/12/2021 no menu “Bens e Direitos”. Clique em “Novo” para inserir uma nova informação.

 

Na tela seguinte, no campo “Grupo”, informe o código “07 – Fundos”, e no campo “Código”, selecione “03 – Fundos de Investimento Imobiliário (FII)”. Informe o CNPJ do fundo (cuidado para não confundir com o da Administradora aqui) e, no campo “Discriminação”, informe o nome do fundo e a quantidade de cotas que você possuía em 2021.

 

Na sequência, você precisa informar o valor pago na aquisição das cotas (situação em 31/12/2020 e em 31/12/2021).

IMPORTANTE: você deve informar o valor que você pagou pelas cotas (valor total investido) e não o preço delas em bolsa nas duas datas. Uma planilha de controle pessoal ajuda bastante aqui, pois essa informação não está no informe de rendimentos. Caso não tenha feito a planilha, a solução será consultar todas as notas de corretagens disponibilizadas pela corretora após cada aquisição.

 

 

Por fim, clique em “OK” no canto inferior direito da tela e repita esse procedimento para cada fundo que você tinha em 31/12/2021.

Pronto! Agora você declarou os fundos imobiliários para o Leão.

Aviso final: este tutorial contempla somente os fundos que o investidor adquiriu e manteve ao longo do ano de 2021. Se você vendeu cotas durante o ano, com lucro, precisa informar a operação no campo “Rendimentos Sujeitos à Tributação Exclusiva/Definitiva – Totais”, item 5.

Deve preencher, ainda, as colunas “resultado líquido do mês”, “resultados negativos até o mês anterior” (em caso de venda com prejuízo em meses anteriores) e “imposto pago” que estão no menu “Renda Variável”, campo “Operações em FII ou Fiagro”.

Em caso de dificuldades na declaração, consulte um contador com experiência em investimentos.

 

Saiba mais sobre os fundos imobiliários:

- Livro Noções Básicas de Fundos Imobiliários, disponível na Amazon: https://amzn.to/3k6qDAd

- Canal do YouTube IMPERES FIIs: https://www.youtube.com/c/ImperesFIIs

 

Siga o Piauí Negócios nas redes sociais

FACEBOOK

👉🏾 https://www.facebook.com/pinegocios

INSTAGRAM

👉🏾 https://www.instagram.com/pinegocios

 TWITTER  

👉🏾 https://twitter.com/@negociospiaui

LINkEDIN

👉🏾 https://www.linkedin.com/company/piauí-negócios/

Fonte: João Ricardo Imperes - investidor

Mais de Artigos & Colunas