Agronegócio

Interior

Conab inicia venda de milho em balcão no município de Oeiras

Produto é oferecido a pequenos criadores de aves, suínos, bovinos e caprinos para uso na ração

 
A compra de milho poderá ser feita sem grandes deslocamentos, reduzindo o custo para os criadores (Foto: Guilherme Viana/Embraoa)

 A compra de milho poderá ser feita sem grandes deslocamentos, reduzindo o custo para os criadores (Foto: Guilherme Viana/Embraoa)

 
 

Pequenos criadores de Oeiras e municípios vizinhos já podem comprar milho da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Desde a última quinta-feira (28/04), os estoques públicos do grão estão disponíveis na nova Unidade Satélite de Venda (USV) da Companhia, aberta em caráter excepcional e provisório, com apoio da prefeitura municipal, pelo prazo inicial de seis meses, com possibilidade de prorrogação. O objetivo da ação é ampliar a abrangência do Programa de Venda em Balcão (ProVB), que oferece a venda de milho a pequenos criadores de aves, suínos, bovinos e caprinos para uso na ração.

A abertura da unidade foi possível graças ao Acordo de Cooperação Técnica da estatal com a prefeitura municipal de Oeiras, que prevê viabilizar a operação compartilhada de uma Unidade Satélite de Vendas no município, mediante apoio técnico e de pessoal para operacionalização do ProVB na região.

Até a abertura da nova USV, os pequenos criadores da região precisavam se deslocar até as Unidades Armazenadoras da Conab em Floriano e Picos, distante de 116 e 85 km de Oeiras, respectivamente. “A partir de agora, a compra de milho pode ser feita sem grandes deslocamentos, o que reduz o custo do transporte, que onera consideravelmente o preço final do produto e torna a operação inviável aos pequenos criadores de Oeiras e dos municípios circunvizinhos”, explica o superintendente regional da Conab no Piauí, Danilo Viana. “Além disso, Oeiras é um município da região central do estado, localizado numa área de abrangência do semiárido e castigado pela seca todos os anos”, completa Viana.

O Vale do Canindé possui aproximadamente 20 municípios, com abrangência de até 167 km, que não eram atendidos pelo ProVB. A abertura da unidade satélite foi possível uma vez que o município preenche os requisitos técnicos. Para início do abastecimento de milho, a USV de Oeiras está recebendo os primeiros carregamentos de milho por meio do Aviso de Frete Nº 04/2022 da Conab.

Além da compra de milho, o cadastramento de novos criadores também será viabilizado na Unidade. As inscrições serão em seguida chanceladas pela UA/Floriano, a qual a USV estará vinculada. Quanto à venda e entrega do produto, serão realizadas duas vezes por semana, com atendimento feito por empregados da Companhia, que se deslocarão até a unidade nos dias programados.

Atualmente, o estado Piauí conta com cerca de 3.000 pequenos criadores cadastrados no programa. A demanda prevista de atendimento na unidade satélite é de aproximadamente 250 produtores, que necessitam em média de 80 toneladas de milho mensais.

Siga o Piauí Negócios nas redes sociais

FACEBOOK

👉🏾 https://www.facebook.com/pinegocios

INSTAGRAM

👉🏾 https://www.instagram.com/pinegocios

 TWITTER  

👉🏾 https://twitter.com/@negociospiaui

LINkEDIN

👉🏾 https://www.linkedin.com/company/piauí-negócios/

Fonte: Conab

Mais de Agronegócio