Pesquisas

Estudos

IBGE vai contactar 3,5 mil empresas do Piauí para atualizar dados do mercado

Respostas ao questionário são obrigatórias e ajudam no planejamento do governo

 
Dados com acima são possíveis graças às pesquisas do IBGE (reprodução)

 Dados com acima são possíveis graças às pesquisas do IBGE (reprodução)

 
 

Fontes de dados fundamentais para o país, as pesquisas econômicas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) precisam ser respondidas pelas empresas que foram selecionadas para fazerem parte da amostra das pesquisas. No Piauí, cerca de 3,5 mil entidades estão sendo contactadas pelos técnicos do órgão, que dão orientações para o preenchimento dos questionários eletrônicos. Em grande parte dos casos, os contabilistas são encarregados por responder ao IBGE.

Além de levantar informações sobre pessoal ocupado, salários, receitas, lucros, áreas de atuação, as pesquisas também servem de base para o cálculo do Produto Interno Bruto (PIB). Compõem o conjunto de pesquisas econômicas a Pesquisa Anual da Indústria da Construção (PAIC), a Pesquisa Anual do Comércio (PAC), a Pesquisa Anual de Serviços (PAS) e a Pesquisa Industrial Anual (PIA).

Os questionários das pesquisas são preenchidos em um programa de computador e as informações são transmitidas ao IBGE via internet. Inclusive, o IBGE e o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) têm mobilizado empresas de tecnologia da informação para que desenvolvam ferramentas que possibilitem a automatização do processo. Atuando juntas no âmbito do projeto Preenche Fácil, as instituições buscam facilitar a prestação de dados ao IBGE.

A prestação de informações para fins de pesquisas é obrigatória e todos os dados fornecidos são confidenciais e usados exclusivamente para fins estatísticos, conforme prevê a legislação que ampara a atuação do IBGE (Decreto-lei n.º 161, de 13 de fevereiro de 1967; Lei nº 5.534, de 14 de novembro de 1968; Lei nº 5.878, de 11 de maio de 1973).

Dados beneficiam as empresas e toda a sociedade

Os levantamentos “têm por objetivo prover o Sistema Estatístico Nacional de informações relevantes que venham subsidiar o planejamento governamental”, como esclarece a supervisora de pesquisas por empresa do IBGE no Piauí, Miriam Oliveira. “Além de fornecer às empresas, aos órgãos de pesquisa e demais usuários elementos para a realização de estudos”, reforça a supervisora.

Além dos dados apresentados, muitos outros podem ser extraídos das pesquisas econômicas. Os resultados completos estão disponíveis no banco de tabelas estatísticas do IBGE, que pode ser acessado no link: sidra.ibge.gov.br.

 

Siga o Piauí Negócios nas redes sociais

FACEBOOK

👉🏾 https://www.facebook.com/pinegocios

INSTAGRAM

👉🏾 https://www.instagram.com/pinegocios

 TWITTER  

👉🏾 https://twitter.com/@negociospiaui

LINkEDIN

👉🏾 https://www.linkedin.com/company/piauí-negócios/

Fonte: IBGE

Mais de Pesquisas