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Vendas no varejo no Piauí cresceram 11,7% entre janeiro e novembro de 2021

No entanto, Black Friday do ano passado foi inferior a de 2020, segundo Pesquisa Mensal do Comércio do IBGE

 
Comércio melhorou em 2021, mas Black Friday foi menos intensa (Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil)

 Comércio melhorou em 2021, mas Black Friday foi menos intensa (Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil)

 
 

O volume de vendas do comércio varejista no Piauí cresceu 11,7% de janeiro a novembro de 2021, em relação ao mesmo período de 2020. Apesar da alta, uma data forte para o comércio, a Black Friday, teve desempenho abaixo do mês anterior e também na comparação com a Black Friday de 2020. Em novembro, as vendas do varejo caíram 3% em relação ao mês anterior e 4,8% em relação a novembro de 2020. Os dados são da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgada hoje (14) pelo IBGE.

“O que vimos foi uma Black Friday muito menos intensa, em termos de volume de vendas, do que a de 2020, quando esse período de promoções foi melhor, sobretudo para as maiores cadeias do varejo”, analisa o gerente da pesquisa, Cristiano Santos, em relação ao varejo nacional, que também registrou queda. “Isso se deve, em parte, pela inflação, mas também por uma mudança no perfil de consumo, já que algumas compras foram realizadas em outubro ou até mesmo no primeiro semestre, quando houve maior disponibilidade de crédito e o fenômeno dos descontos. Isso adiantou de certa forma a Black Friday para algumas cadeias”.

Cinco das oito atividades pesquisadas tiveram taxas negativas em novembro. Mesmo assim o varejo avançou puxado, principalmente, pelo crescimento de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (0,9%). Também avançaram artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (1,2%) e outros artigos de uso pessoal e doméstico (2,2%).

Já o volume de vendas de móveis e eletrodomésticos recuou 2,3%, assim como tecidos, vestuário e calçados (-1,9%), combustíveis e lubrificantes (-1,4%) e livros, jornais, revistas e papelaria (-1,4%). Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação variou -0,1%, o que indica estabilidade.

De outubro a novembro de 2021, o comércio varejista teve resultados negativos em 14 das 27 unidades da federação, com destaque para Paraíba (-3,1%), Piauí (-3,0%) e Bahia (-2,8%). Por outro lado, no campo positivo, estão 13 UFs, sendo as principais Roraima (3,7%), Rio de Janeiro (2,8%) e Distrito Federal (2,7%).

A PMC produz indicadores que permitem acompanhar o comportamento conjuntural do comércio varejista no país, investigando a receita bruta de revenda nas empresas formalmente constituídas, com 20 ou mais pessoas ocupadas, e cuja atividade principal é o comércio varejista.

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Fonte: IBGE

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