Comércio & Serviços

Balcão Único

Abertura de empresas no Piauí será mais rápida e simples a partir deste mês

A Jucepi vai lançar o Balcão Único de empresas e toda a coleta de dados será realizada exclusivamente no site do Piauí Digital, evitando duplicidades de informações.

 
 
Lançamento será dia 10 de janeiro, em Teresina

 Lançamento será dia 10 de janeiro, em Teresina

 
 

A partir deste mês de janeiro de 2022, a abertura de empresas será mais rápida e simples com o Balcão Único de empresas no sistema Piauí Digital da Junta Comercial do Estado (Jucepi). Para o empreendedor, a principal mudança é a redução de etapas no processo de registro de empresa com a eliminação do preenchimento do DBE (Documento Básico de Entrada) no site da Receita Federal. Outra mudança é na forma do número do protocolo que terá o terceiro dígito “B” indicando a geração pelo balcão único. Esta primeira fase estará disponível para a abertura de empresário individual e sociedade empresária limitada.

No novo fluxo do processo, o empreendedor acessa o site www.piauidigital.pi.gov.br, clica em Abertura de Empresas, preenche os dados para a consulta prévia (nome e endereço), gera um protocolo PIB (B de balcão único), preenche os dados da FCN (Ficha de Cadastro Nacional), emite a taxa e espera a baixa do pagamento, gera o contrato padrão do sistema ou anexa um contrato próprio e, por último, realiza a assinatura digital e envia o processo para análise na Jucepi.

Com o balcão único, toda a coleta de dados será realizada exclusivamente no site do Piauí Digital, evitando duplicidades de informações e reduzindo os erros de preenchimento de diferentes sistemas. O lançamento da plataforma será no dia 10 de janeiro, às 09h,  no auditório da Secretaria de Estado da Cultura (SECULT), em Teresina, com a realização de treinamento.

Em 2021, a Jucepi implementou diferentes medidas para incentivar a formalização de negócios e reduzir a burocracia. Dentre outras ações estão: ampliação do deferimento automático para livros, deferimento automático de nome empresarial, uso do CNPJ como nome empresarial, opção por não aguardar a análise da consulta de viabilidade de endereço da prefeitura e nova interface do Piauí Digital.

Siga o Piauí Negócios nas redes sociais

Fonte: Jucepi/Governo do Piauí

Mais de Comércio & Serviços