Carreira & Gestão

Consultorias

Empresas de Floriano crescem com Programa de Gestão Avançada

PGA é focado na modernização dos modelos de gestão e na melhoria dos resultados dos negócios

 
 
O proprietário do hospital Medical Ame, Bigman Barbosa, afirmou que o PGA resultou em melhorias em todos os setores da empresa (Fotos: divulgação)

 O proprietário do hospital Medical Ame, Bigman Barbosa, afirmou que o PGA resultou em melhorias em todos os setores da empresa (Fotos: divulgação)

 
 

Empresas do município de Floriano, distante 190 quilômetros ao sul de Teresina, estão avançando no mercado, após participarem do Programa de Gestão Avançada, desenvolvido pelo Sebrae.

“O Programa de Gestão Avançada contempla um conjunto de ações integradas, voltadas especialmente para empreendedores ousados, que acreditam na força do seu trabalho e querem ver o seu sonho de crescer concretizado. Por meio dessa capacitação, o empresário fica habilitado a conduzir os negócios de sua empresa de forma efetiva e inovadora”, destaca a gerente da Unidade Regional do Sebrae em Floriano, Mary Kalume.

O empresário e odontólogo Raimundo Martins, proprietário da Clínica Cerodonto, percebeu que já tinha muito conhecimento técnico, mas que precisava melhorar a gestão da empresa. “Participar do PGA foi muito positivo, implementei várias mudanças na clínica”, destaca.

Segundo o empresário, após participar do PGA houve mudança no espaço físico da empresa. “Já tinha planos de aumentar o prédio. Com o programa do Sebrae, nos organizamos e aceleramos a ampliação do espaço. Além disso, conseguimos contratar mais profissionais”, afirma. Raimundo também destaca que hoje consegue controlar melhor as finanças da empresa e que precifica os serviços com mais efetividade.

O empresário e odontólogo Raimundo Martins, proprietário da Clínica Cerodonto

Outra empresa que também está obtendo ótimos resultados após o Programa de Gestão Avançada é o Hospital de Olhos Bucar. A administradora da empresa, Willya Mousinho, ressalta as mudanças: “Aprendemos diversas estratégias e ferramentas para melhorar os setores de finanças, marketing e RH. Essa capacitação contribuiu para que pensássemos a empresa de forma mais integrada”, destacou.

Ainda de acordo com Willya, além do PGA, a equipe do hospital também participou de cursos sobre atendimento ao cliente, marketing e gestão estratégica e de uma consultoria sobre Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

A administradora do Hospital de Olhos Bucar, Willya Mousinho

O proprietário do hospital Medical Ame, Bigman Barbosa, também participou do programa. “O PGA contribuiu fortemente para que nossa gestão se tornasse mais técnica e efetiva. Observamos melhorias em todos os setores da empresa”, comentou.

O empresário também foi beneficiado por uma consultoria de valuation, realizada pelo Sebrae. Nessa solução são trabalhadas as percepções que a empresa possui dos investidores e clientes, a posição que o negócio ocupa no mercado e a previsão do retorno de investimento nas ações da empresa.

A empresária Clívia Jarves, da Bom Sabor, destacou que o programa permitiu organizar a empresa e expandi-la. “Além disso, nos planejamos para comprar novo maquinário, que aumentará a produtividade da empresa”, disse. A Bom Sabor produz torresmo, castanha de caju, castanha do Pará, cajuína e frutas desidratadas.

A empresária Clívia Jarves, da Bom Sabor

 

O empresário da G-Gás, Gilcelio Costa, ficoui satisfeito com os resultados obtidos com o apoio do Sebrae. Ele adquiriu um sítio e queria produzir de forma eficiente. “Depois de participar do PGA, busquei o Sebrae porque queria empreender e produzir na terra que tinha adquirido. Dessa vez, participei de consultorias de Planejamento Estratégico para gerir o sítio de forma mais assertiva. O Sebrae tem sido nosso parceiro e indico aos amigos e colegas que busquem esse conhecimento”, destacou o empresário e produtor. No sítio São Gonçalo, o empreendedor produz ovos, galinha, frango e queijo.

Gilcelio Costa, do Sítio São Gonçalo

 

O PGA

O Programa de Gestão Avançada é uma solução exclusiva do Sebrae, intensiva e personalizada, que contribui decisivamente para modernizar o modelo de gestão e melhorar os resultados dos negócios. São trabalhadas nas empresas as áreas de administração financeira, gestão comercial, marketing, gestão de processos e de pessoas.

 

“O objetivo do Programa de Gestão Avançada é contribuir para definir a estratégia de crescimento e evolução das empresas, desenvolvendo um modelo de gestão inovador, baseado em indicadores e metas”, pontua a analista do Sebrae no Piauí, Jonice Escórcio.

 

Essa solução, que tem duração de aproximadamente 16 meses, possui ao todo 228 horas, sendo 152 horas de consultoria para cada empresa participante; 60 horas de workshops; e 16 horas de avaliação técnica. Além disso, um consultor especialista em gestão acompanha todas as etapas, para garantir a interação entre as diferentes áreas da empresa.

 

Maiores informações podem ser obtidas por meio da Central de Relacionamento Sebrae (0800 570 0800), que funciona para ligações telefônicas gratuitas e também como WhatsApp; ou pelo telefone (86) 3216-1384. Os interessados podem também procurar as Unidades Regionais do Sebrae localizadas em Teresina, Parnaíba, Picos, Bom Jesus e Floriano.

Siga o Piauí Negócios nas redes sociais

Fonte: Sebrae

Mais de Carreira & Gestão