Carreira & Gestão Pública

Formação

Ufpi e universidade do Texas discutem parceria para melhoria genética de gado piauiense

Por meio da parceria, a A&M University deve realizar pós-graduação para professores e alunos com foco no melhoramento da raça Curraleiro Pé-Duro

 

 

 
 

Representantes da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e da universidade norte americana, Texas A&M University, estiveram reunidos para exporem as intenções de parceria entre as duas instituições para o melhoramento genético do gado piauiense. O encontro aconteceu no último dia 25, na UFPI, com as presenças do reitor Gildásio Guedes e os professores Charles Long e Luciana Relly, da universidade norte-americana.

A proposta é proporcionar o melhoramento genético da raça de gado Curraleiro Pé-Duro no Piauí, por meio da qualificação de professores e alunos em nível de pós-graduação na área de genética dos animais. Charles Long, professor e representante da Texas A&M University, destacou o interesse da parceira entre as instituições para o desenvolvimento da raça, que registra diminuição do consumo e de sua produção ao longo dos anos. “O melhoramento genético pode contribuir para a produção de qualidade desse gado e até mesmo para o seu não sumiço”, afirmou.

Também estiveram presentes na reunião o vice-reitor da UFPI, Viriato Campelo; a pró-reitora de Pós-Graduação, Regilda Moreira-Araújo; o diretor do Centro de Ciências Agrárias (CCA), Williams Costa; a assessora internacional da UFPI, Erica Fontes; a coordenadora da Pós-Graduação em Tecnologias Aplicadas a Animais de Interesse Regional, Maria do Socorro Pires e Cruz, além de professores da UFPI.

Segundo Gildásio Guedes, as parcerias internacionais na UFPI têm sido cada vez mais recorrentes e firmadas pela Universidade. “Parcerias como essas nos ajudam a desenvolver e melhorar  nossas pesquisas, e não só para quem faz a comunidade acadêmica, mas também para os produtores que podem integrar produtos melhores a toda sociedade”, disse.

Siga o Piauí Negócios nas redes sociais

FACEBOOK

👉🏾 https://www.facebook.com/pinegocios

INSTAGRAM

👉🏾 https://www.instagram.com/pinegocios

 TWITTER  

👉🏾 https://twitter.com/@negociospiaui

LINkEDIN

👉🏾 https://www.linkedin.com/company/piauí-negócios/

Fonte: UFPI

Mais de Carreira & Gestão Pública