Artigos & Colunas

Fundos imobiliários

Volatilidade das ações e dos fundos imobiliários no waiver day

Declarações do Ministro da Economia derrubaram a Bolsa. Veja o comportamento das ações e dos fundos imobiliários

 
 
 

Na última quarta-feira (20/10), o ministro da Economia, Paulo Guedes, disse que o governo deve pedir um “waiver” (perdão temporário) do teto de gastos para tornar viável o novo programa social “Auxílio Brasil”, que deve substituir o Bolsa Família.

Essa declaração provocou reação negativa no mercado logo no dia seguinte, por criar incerteza quanto a situação fiscal do País. Várias ações atingiram a sua cotação mínima em um ano, tendo o Ibovespa caído, aproximadamente, 4,5% durante a sessão. Ao final do dia, o índice fechou em queda de 2,9%

Fato curioso nesse episódio é que os fundos imobiliários sofreram bem menos. O IFIX, principal índice de referência do mercado de FIIs, recuou, apenas, 0,49%.

Esse evento exemplifica, mais uma vez, uma grande vantagem dos fundos imobiliários: possuem menor volatilidade do que as ações. Observe os destaques no gráfico abaixo. Historicamente, as quedas da linha laranja (IFIX) são sempre mais suaves do que as da linha azul (IBOV):

Fonte da imagem: https://investidorsardinha.r7.com/opiniao/acoes-rendem-menos-que-fiis/

 

Por isso dizemos que fundos imobiliários são uma excelente porta de entrada para a Bolsa de Valores. Para o investidor que não está acostumado com a volatilidade da renda variável, começar pelos FIIs pode ser uma boa ideia.

Se você viu esses dados aqui na nossa coluna no site Piauí Negócios e quiser saber um pouco mais sobre os fundos imobiliários, dá uma olhada no meu livro Noções Básicas de Fundos Imobiliários, que está disponível na Amazon: https://amzn.to/3k6qDAd

 

Siga o Piauí Negócios nas redes sociais

FACEBOOK

👉🏾 https://www.facebook.com/pinegocios

INSTAGRAM

👉🏾 https://www.instagram.com/pinegocios

 TWITTER  

👉🏾 https://twitter.com/@negociospiaui

LINkEDIN

👉🏾 https://www.linkedin.com/company/piauí-negócios/

Fonte: João Ricardo Imperes - investidor

Mais de Artigos & Colunas